..........and believing that tomorrow will be better, even with tears ready to fall ,have to smile so that anyone else feel our pain.

sábado, 9 de junho de 2012

Tailândia

Ajuda Wikipedia,voyagesphotosmanu.com,portalsaofrancisco.com,turismotailandes.org.pt

Ola miguitos hoje vamos conhecer mais um país asiático,qual será?hum......reparei que tenho alguns visitantes da  Tailândia então fiquei curiosa em conhecer um pouco mais deste país,vamos viajar um pouco miguitos,vamos até a Tailândia :D,já vi um filme em tailandês querem saber quando os ouvi falar parece que cantavam,têm uma escrita parece que estão a desenhar e uma língua interessante.
O Reino da Tailândia em tailandês: (ราชอาณาจักรไทย), é um país asiático, dividido entre a Indochina e a península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo mar de Andamão e a oeste e norte por Mianmar. A capital do país é a cidade de Banguecoque.
A sua história,não foi facil,pois na segunda guerra mundial não resistiram a ocupação japonesa e quando o Japão declarou guerra aos Estados Unidos da América,ele sentiram se pressionados pelo Japão,mas eles recusaram-se a aceitá-la como inimigo. Depois da guerra, a Tailândia tem adoptado uma posição pró-ocidental. Apoiou a guerra dos Estados Unidos da América com o Vietname e tem recebido avultadas doações daquele país. No entanto, viu-se obrigada a receber no seu território refugiados vietnamitas.
O regime político tailandês é uma monarquia constitucional. O monarca é escolhido por sucessão dinástica e o primeiro-ministro é designado por ele entre os membros da Casa dos Representantes, tendo em conta a maioria alcançada pelo partido de que o eleito for líder. A monarquia tem um papel estabilizador e é respeitada tanto pelos governos civis como pelos militares.
O país sofreu, ao longo dos anos, vários golpes de Estado e longos períodos de domínio militar. Após um período de estabilidade, em 2006 sofreu novo golpe de Estado que provocou a queda do governo afastando do poder o então Primeiro-Ministro Thaksin Shinawatra, que se encontrava, na altura do golpe, em Nova Iorque para participar da Assembleia-Geral da ONU. Apesar do protesto da União Europeia, que considerou a atitude do exército tailandês antidemocrática, o general Sonthi Boonyaratklin, líder do golpe, declarou a necessidade de acabar com um governo corrupto e nepotista, criador de conflitos sociais. O monarca nomeou Boonyaratklin chefe do Executivo até às eleições seguintes.
Localizada numa das zonas sísmicas mais ativas do Mundo, a Tailândia sofreu, a 26 de dezembro de 2004, uma catástrofe natural que abalou violentamente o país. Nesse dia, registou-se o maior terramoto dos últimos tempos (8,9 graus da escala de Richter) com epicentro ao largo da ilha indonésia de Samatra. Este sismo originou maremotos que assolaram a costa de vários países do sudeste asiático, como o Sri Lanka, o mais afetado, seguido da própria Indonésia, da Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e do Bangladesh, tendo provocado milhares de mortos e de desalojados,este desastre provoca não somente um grande retrocesso na reconstrução de zonas a recuperar, como exigiu também um grande esforço por parte das autoridades, bem como da população em geral, para concluírem essa reconstrução em tempo recorde.
Um ano depois, todo o povo tailandês pôde transmitir ao mundo inteiro esta mensagem: conseguimos, as zonas afectadas estão totalmente recuperadas.
Hoje, a normalidade é total e o turismo voltou a eleger a Tailândia como destino de férias e este é sem dúvida o melhor indicador e a melhor recompensa pelo esforço realizado.

Como será a cultura do povo tailandês?


A Tailândia apresenta a particularidade - entre os outros países da Ásia do Sudeste - nunca colonisée. Nenhuma cultura única nunca dominou o conjunto do território. Período de Sukhothaï (1238-1378) foi mais fértil sobre o plano cultural, na medida em que é nessa época que os Tailandeses integraram à sua cultura elementos emprestados às diversas civilizações, indiana e chinesa por exemplo, com as quais eram então em contacto.
A literatura tailandesa clássica descansa sobre a tradição e a história. O Ramakien, versão tailandesa do Ramayana, grande poema épico hindu, é um clássico e uma das fontes da arte e a música tailandesa. A literatura moderna aparenta-se ao estilo ocidental e a Tailândia conta numerosos romancières entre os seus autores de novelas populares.
O Muay thai, ou boxe tailandês, é o desporto nacional na Tailândia e a sua arte marcial nativa. Na última década, atingiu popularidade mundial.
Uma norma social notável na Tailândia diz que tocar na cabeça de alguém pode ser considerado má educação. Também se considera má educação colocar um pé mais alto que a cabeça de outra pessoa, especialmente se essa pessoa pertence a um estrato social mais elevado.
A cozinha tailandesa é famosa pela mistura dos quatro sabores fundamentais:
doce (açúcar, frutos, pimentas doces)
apimentado (pimentos)
amargo (vinagre, sumo de lima, tamarindo)
salgado (molho de soja, molho de peixe)
A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como: pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, curcuma e chalota (um dia deste deixo uma receita para nós experimentarmos).

Mais um pouco....

A população está estimada em 664 631 595 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 127,32 hab/km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 13,87%o e 7,04%o. A esperança média de vida é de 75,25 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,768 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,766 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 70 549 000 habitantes. A população tailandesa descende de tribos provenientes da China que terão ali chegado há cerca de mil anos. Hoje inclui minorias chinesas, malaias e indianas. Nas montanhas vivem as tribos dos Meos, Yaos e Karens que praticam uma agricultura itinerante, desbastando floresta e mato que abandonam passados alguns anos. Os tailandeses são budistas, mas influenciados pelo hinduísmo e outras religiões. A língua oficial é o tai.

A demografia

80 p. 100 dos Tailandês são Tailandeses, um conjunto de povos originários do sudoeste da China e que se te-iam deslocado para a Ásia do Sudeste ao início do I ER milenária apr. J. - C. distingue-se geralmente os Tailandeses verdadeiros, que habitam no centro do país, o Laos que vivem no Norte e é-o. Os Tailandeses representam cerca de 53 p. 100 da população e o Laos 27 p. 100. Os Chineses constituem a minoria mais importante da Tailândia. Representam cerca de 12 p. 100 da população total. Entre as outras minorias figuram os muçulmanos malaios que vivem no Sul, “os tribos” montanheses do Norte e os refugiados vietnamitas e cambojanos (Khmers). 68 p. 100 da população tailandesa vive nas campanhas.
Banguecoque é a capital, o primeiro porto e mais a grande cidade do país com uma população (subúrbio compreendido) considerada à 6 486 000 habitantes em 2003. Entre as outras cidades importantes figuram Chiang Maio (167 776 habitantes), mais a grande cidade do norte da Tailândia; Songkhla (288 000 habitantes) situado na península malaia; e Nakhon se Thammarat (118 000 habitantes) que se encontra igualmente na península malaia.
Em 2008, a Tailândia contava 65,5 milhões de habitantes, ou seja uma densidade de população cerca de de 128 habitantes ao Km ². A população não é repartida uniformemente e concentrada principalmente no centro do país.

O Clima


A Tailândia tem um clima tropical, isto é, húmido e quente, com três estações: temperada, quente e chuvosa.
A melhor época para viajar é entre os meses de Novembro e Fevereiro, que coincide com a estação temperada. Neste período, a temperatura média é de 20º C, com um índice de humidade por volta dos 55%.
Durante a estação quente, de Março a Maio, a temperatura pode subir até aos 30º C, como média, podendo chegar a valores próximos dos 40º C em algumas zonas. Nesta época, o índice de humidade sobe consideravelmente.
De Junho a Outubro, encontramo-nos na estação chuvosa; as monções fazem a sua aparição com diferente incidência conforme as zonas. Se, no Norte, a intensidade das mesmas pode ser escassa, no Sul, a sua presença pode revelar-se com grande violência. A temperatura oscila entre os 24º e os 34º C, embora a sensação de calor possa parecer bastante superior, já que os índices de humidade rondam, neste período, os 80%.

QUANDO IR

A única época do ano em que se deve evitar viajar para a Tailândia é o verão tailandês, que vem a ser o período de maior intensidade de chuvas de monções, entre junho e setembro. É importante destacar que na época de alta temporada, compreendida entre os meses de outubro e março, o país fica lotado de turistas. Por isso é necessário efetuar reservas de hotéis com alguma antecedência.

O QUE LEVAR

Trazer roupas feitas de tecidos delicados não é aconselhável, visto que o processo de lavagem convencional das roupas no país é bastante rudimentar. Por normalmente ser muito quente, o ideal é levar roupas leves de algodão puro ou sintéticas, que permitem ao corpo transpirar mais facilmente. O sol não raramente castiga o turista pelo dia inteiro, obrigando-o a se proteger. Assim, óculos escuros, protetores solares e chapéus ou bonés são uma ótima pedida para qualquer viajante na Tailândia. Se a viagem for realizada em meio ao período das chuvas de monções, é aconselhável trazer guarda-chuvas resistentes e capas de chuva dobráveis. Para viagens pelas praias e florestas (a noroeste) é necessário o uso de um bom repelente, além de um par de tênis confortável para caminhadas. O visitante também deve ter em mente que o que normalmente é apropriado para uso no mundo ocidental, pode, muitas vezes, não ser exatamente um modelo para os costumes orientais. É importante ressaltar que na maioria dos templos religiosos algumas regras são impostas ao visitante: é proibida a entrada em locais sagrados (mesmo quando apenas restarem ruínas) usando-se tênis ou sapatos.

 Uma boa dica é trazer uma mochila prática para o uso diário, que comporte, além de documentos e objetos pessoais, uma pequena garrafa de água potável.


DOCUMENTAÇÃO 
Passaporte com validade de 6 meses para cidadãos portugueses.
Visto (expedido pela Embaixada da Tailândia ou pelos Consulados de representação) é somente necessário se a permanência no país for superior a 30 dias.

VACINAS
Não é exigida nenhuma vacina.

CÂMBIO
A moeda tailandesa é o Bath.
UM Euro = ±49 Baths
Normalmente, aceitam-se os cartões de crédito mais frequentes.

VESTUÁRIO
Roupa solta e ligeira, recomenda-se o algodão, evitar o nylon e levar óculos de sol para protecção. Alguns agasalhos para as noites mais frescas do Norte e para as montanhas.

ARTIGOS PROIBIDOS
Todos os narcóticos (marijuana, ópio, cocaína, morfina, heroína…).
IMPORTANTE: Se, por motivos de saúde, alguns dos medicamentos que toma contêm ou podem conter um dos componentes mencionados ou outros que possam ser considerados narcóticos, deverá acompanhar-se de uma declaração médica que justifique o uso dos mesmos.
É proibido sair do país com imagens originais do Buda, sendo apenas permitidas aquelas que são consideradas “recordações”.
No que respeita aos objectos de antiquário ou de arte, deve-se solicitar uma licença ao Departamento de Belas Artes. Para mais informações contactar o Museu Nacional de Banguecoque.

ELECTRICIDADE
220 voltes. Utilizam-se fichas de dois bornes do estilo europeu e americano.

REFERÊNCIA HORÁRIA
+ 7 horas no Inverno
+ 6 horas no Verão

TELEFONE
Código de acesso de Portugal: +66
Código de acesso da Tailândia: +351

Uma ultima dica.....

O Nuat Phaen Boran, a massagem tradicional tailandesa, provém da Índia e as suas origens são antiquíssimas. De facto, foi inventada por Jivaka Kumar Vacta, vidente e médico pessoal do Buda, que aplicou à massagem, os princípios do ioga.
Através da pressão controlada sobre os pontos-chave do corpo humano, a circulação sanguínea do paciente melhora, aliviando e curando deste modo as maleitas mais comuns, como febres, dores de cabeça, de costas, dores de estômago e tensões nervosas.
Demonstrou-se que a massagem é igualmente eficaz nos ataques epilépticos, nas fases iniciais de paralisia e na dislexia.
Esta massagem alcançou a sua popularidade há cerca de 200 anos, quando o Rei Rama III ordenou que as técnicas conhecidas fossem transcritas sobre tábuas de pedra que foram expostas no Templo do Buda reclinado ou Wat Pho.
Estas inscrições podem ainda hoje ser vistas e mostram os diagramas do corpo humano e os pontos sobre os quais o massagista exerce a pressão para estimular a circulação e para curar o corpo do paciente. Este tipo de massagem tem fins terapêuticos de grande utilidade: recarga de energia, melhora a postura, confere elasticidade à pele e aos movimentos do corpo. Assistir a uma massagem tailandesa é uma experiência única: o massagista faz o paciente cumprir uma série de evoluções harmoniosas e positivas, que libertam as costas, as pernas e o pescoço.
Contudo, apesar da notoriedade como massagem terapêutica, na Tailândia, o Nuat Phaen Boran é praticado como técnica de devoção, sendo utilizada com fins religiosos e de meditação.

E agora ficas te tão curioso como eu não?é pena né a guita(=$)ser pouca porque se tivéssemos um pouco mais já lá estávamos né? :D

e que tal ouvires uma musica :D










Sem comentários:

Enviar um comentário

por vezes é difícil concordar com o que escrevo podes deixar a tua opinião deste que não digas palavrões é na boa gosto quando os miguitos comentam o que escrevo beijokas fofas fiquem bem

TOKYO TARAREBA MUSUME