..........and believing that tomorrow will be better, even with tears ready to fall ,have to smile so that anyone else feel our pain.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais Sobre Portugal

Portugal, oficialmente República Portuguesa,é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Peninsula Iberica e em arquipélagos no Atlantico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo Oceano Atlantico e compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.Portugal é a nação mais ocidental do continente europeu.
O território correspondente ao actual Portugal foi continuamente ocupado desde a pré-Historia. Em 29 a.C. era habitado por varios povos,como os lusitanos,quando foi integrado no Imperio Romano como provincia da Lusitania e parte da Galécia , influenciando fortemente a cultura, nomeadamente a lingua portuguesa,maioritariamente derivada do latim. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germanicos como os visigodos e os suevos e no seculo seria ocupado por arabes.
Durante a Republica cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão.Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independenciafoi reconhecida em 1143,e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título de mais antigo estado-nação europeu.
Durante os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração maritimaz,estabelecendo o primeiro imperio colonial de amplitude global, com possessões em Africa,na Asia e na America do Sul, tornando-se uma potência mundial económica, política e militar. Em 1580,após uma crise de sucessão no trono real português, foi unido a Espanha na chamada União Iberica que duraria até 1640.Após a Guerra da Restauração foi restabelecida a independência sob uma nova dinastia de Brangança,com a separação das duas coroas e impérios. Tal dinastia, por sua vez, vem a ser um ramo colateral da dinastia de Avis(1385-1580) e, por conseguinte, descendente da casa real fundadora de Portugal,a dinastia de Borgonha(1139-1385).O terramoto de 1755 em Liosboa,as invasões espanhola(1762-1763) e napoleónicas(1808-1814),a perda da sua maior possessão territorial ultramarina,o Brasil em 1822,seguidos da guerra civil(1828-1834),resultaram no desmembramento da estabilidade política e economica, reduzindo o estatuto de Portugal como potência global no século XIX.
Após um golpe republicano em 1910 foi a proclamada a republica,iniciando o actual sistema de governo e pondo termo à monarquia constitucional parlamentista.A instável Primeira Republica foi sucedida por uma ditadura militar.Mais tarde, Antonio de Oliveira Salazar é convidado para reduzir o défice financeiro e acaba por se tornar Chefe de governo. Com a aprovação e entrada em vigor da Constituição de 1933inicia o Estado Novo.Na segunda metade do século XX, na sequência da Guerra Colonial Portuguesa e do golpe de estado da Revolução do Cravos em 1974, a ditadura foi deposta e estabelecida a democracia parlamentar,com todos os territórios ultramarinos a obter a sua independência, nomeadamente Angola e Moçambique em África; o último território ultramarino, Macau,seria entregue à China em 1999.
Portugal é um país desenvolvido, com um Indice de Desenvolvimento Humano muito elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida, apesar de o seu PIB ser per capita ser o menor entre os países da Europa Ocidental.Portugal ocupava em 2010 a posição de 13º país mais pacífico do mundo, tendo descido para a 17º em 2011.É membro das Nações Unida,da União Europeia (na altura da sua adesão em 1986, CEE) e membro-fundador da NATO,da OCDE,da ZONA EURO,da UNIÃO EUROPEIA e da CPLP.Participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas. Portugal é também um estado-membro do Espaço Schengen.


Queres vir até Portugal?

Situado na ponta sudoeste da Europa, Portugal é uma das nações mais antigas deste continente, oferecendo uma ampla diversidade de tradições e um forte orgulho no passado marítimo. Apesar da sua pequena dimensão, o país é abençoado por uma enorme variedade de paisagens, desde montanhas verdejantes e planícies douradas a belos vales fluviais e quilómetros de praias banhadas pelo sol e pelo Atlântico.
Lisboa é a ecléctica capital de Portugal, sem dúvida uma cidade vibrante e cosmopolita. Nas proximidades,Cascais acolhe praias magníficas,Sintra encantar-te á com as suas florestas e castelos dignos de contos de fadas,não posso deixar de falar no Seixal Cidade plana que motiva o cicloturismo e, como tal, conta com uma ciclovia ao largo da baía ligando as cidades de Amora e Seixal, passando pelas localidades do Seixal, Arrentela e Amora esta cidade é Terra de pescadores, viveiro de músicos, o Seixal e a Amora têm presente a qualidade artística das melhores bandas filarmónicas nacionais, tais como a Sociedade Filarmónica União Arrentelense, a Sociedade Filarmónica Operária Amorense e a Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense. . No Norte, o Porto é famoso pelo mundialmente conhecido vinho do Porto e pela região panorâmica do Douro. Se procuras uma boa dose de sol e mar, descubra a lindíssima costa com falésias e praias douradas do Algarve bem como os excelentes campos de golfe.
Um curto voo levá-lo-á até ao “jardim flutuante” da Ilha da Madeira – uma encantadora ilha com uma beleza natural incomparável e florestas ancestrais. E se anseia por alguma paz e tranquilidade, rodeado de paisagens idílicas, as ilhas dos Açores podem ser um bom destino.

Queres saber como é o povo tuga?
É bem fixe,ele pode andar um pouco embaixo ultimamente mas sabes como é a crise aperta o povo nem tem vontade de rir,têm uma mente bastante aberta só não acham piada ver o país a ir a baixo mas do resto temos um povo bem fixe.



viste tambem temos boa musica muito fixe não :)
Beijokas







1 comentário:

  1. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderEliminar

por vezes é difícil concordar com o que escrevo podes deixar a tua opinião deste que não digas palavrões é na boa gosto quando os miguitos comentam o que escrevo beijokas fofas fiquem bem

The Rebel Princess