..........and believing that tomorrow will be better, even with tears ready to fall ,have to smile so that anyone else feel our pain.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Conhecer um pouco China

República Popular da China (chinês simplificado:中华人民共和国;:chinês tradicional:中華人民共和國;pinyin: Zhonghuá Rénmín Gònghéguó),também simplesmente conhecida como China, é o maior país da Ásia oriental e o mais populoso de todo o mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, aproximadamente um sétimo da população da  Terra.É uma republica socialista e governada pelo Pratido Comunista da China sob um sistema de partido unico,e tem jurisdição sobre 22 províncias,cinco regiões autônomas ( Xinjiang,Mongólia Interior,Tibete,Ningxia e Guangxi),quatro municipios (Pequim,Tianjin,Xangai e Chongqing)e duas rtegiões administrativas especiais com grande autonomia(Hong Kong e Macau).A capital da República Popular da China é Pequim.
Com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a República Popular da China é o terceiro ou quarto maior país do mundo em area total e o segundo maior em área terrestre.Sua paisagem é variada, com florestas de estepes(em geografia fisica e botânica estepe é uma formação vegetal de planície sem árvores, composta basicamente por herbáceas, similar à pradaria, embora este último tipo de planície, que ocorrem em climas mais úmidos, contenha gramíneas mais altas, em relação a estepe)e desertos(os de Gobi e Taklamakan)no norte seco e frio, próximo da Mongólia e Sibéria, e florestas subtropicais no sul húmido e quente próximo ao Vietnam,Laos e Mianmar. O terreno do país, a oeste, é de alta altitude, com o Himalaia e as montanhas Tian Shan formando fronteiras naturais entre a China, a India e Asia Central. Em contraste, a costa leste da China continental é de baixa altitude e tem uma longa faixa costeira de 14.500 quilômetros, delimitada a sudeste pelo mar da China meridional e leste pelo mar da China oriental,alem de onde estão Taiwan,Coreia e Japão.
A antiga  civilização chinesa,uma das primeiras do mundo, floresceu na bacia fértil do rio amarelo, que atravessa a Planice norte da China. Por mais de 4.000 anos, o sistema político da China foi baseado em monarquias hereditárias (também conhecidas como dinastias). A primeira dessas dinastias foi a Xia(aproximadamente 2000 a.C)., todavia mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A última dinastia foi a Qing, que terminou em 1911com a fundação da República da China (RC) pelo Partido Nacionalista Kuomintag(KMT). Na primeira metade do seculo XX a China mergulhou em um período de desunião e guerras civis que dividiram o país em dois principais campos políticos - o Kuomintang e os Comunistas.As hostilidades terminaram em 1949,quando a República Popular da China foi estabelecida na China pelos comunistas vitoriosos. O KMT, liderado pelo governo da República da China, recuou para Taipei,agora limitadando sua competência para a ilha de Taiwan e algumas ilhas adjacentes. Ainda hoje, a China está envolvida em disputas com a RC em relação a questões de soberania e do estatuto politico de Taiwan.Desde a introdução de reformas baseadas no mercado econômico em 1978,a China tornou-se uma das economias em mais rápido crescimento, o segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A rápida industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% em 1981 para 8% em 2001.A China tem sido caracterizado como uma superpotencia emergente por vários academicos, analistas militares, e analistas economicos.
A importância da China como uma  grande potencia é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo nominalmente (ou segunda maior em poder de compra)e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU,bem como sendo um membro de várias outras organizações multilaterais, incluindo a OMC,APEC,G-20,BRIC, e da Organização para Cooperação de Xangai.Além disso, é reconhecido como um Esatdo com armas nucleares além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de defesa.


ANTES de ires até lá: Para entrar na China, é necessário um visto, bem como a validade de seis meses restantes em teu passaporte. Se tu não tiveres um passaporte válido e o visto chinês apropriado, tu não poderás entrar na China e serão multada e sujeita à deportação imediata. Cidadãos dos EUA de viagem para a China podem candidatar-se até para um visto de entradas múltiplas de um ano. Verifica teu passaporte U.S. antes de aplicar para um visto certifica-te de que tem um ano ou mais validade restante; caso contrário, pode ser emitido um visto para menor que o tempo .Um visto de entradas múltiplas é essencial se tu pretendes inserir novamente a China, especialmente se tu planejares visitar Hong Kong ou Macau e China. Visita o site da Embaixada da República Popular da China com as mais recentes informações de visto.
Muitas regiões, como o Tibete e outras áreas remotas, necessitam de autorizações especiais para viagens turísticas. Licenças não são sempre concedidas, como durante certas épocas RPC não pode permitir que os estrangeiros a entrar em uma área que considere restrito. A maneira mais fácil para solicitar a permissão apropriada é através de um agente de viagens local chinês. Licenças geralmente custam cerca de RMB 100, são entrada única e são válidas por um período máximo de três meses. Tibete continua a ser uma área sensível para viajar, e mesmo quando é permitido viajar ao Tibete, geralmente só Lhasa e parte da Nan Shan estão abertos aos estrangeiros. Se quiseres visitar uma área restrita sem a necessária autorização,poderias ser multado, levado sob custódia e deportados por entrada ilegal. Para saber mais sobre os requisitos de entrada específica para zonas de acesso restrito podes verificar com o escritório de vistos da Embaixada da República Popular da China.
A minha opinião:
Parece muito complicado viajar para a China mas não é a toa que eles são uma grande potencia,depois de ler mais sobre a China fiquei mais curiosa sobre este país ainda não encontrei muito sobre a cultura deste povo a unica coisa que sei é que são um povo bastante conservador mais nada.

Frases úteis em chinês

Frases gerais

Não entendo: wov bù míng bái / wov bù dovng
Como se diz isso em [English]?: zhe yòng [hàn yuv] zen me jiavng?
Fale...?: niv hùi jiavng ... ma?
Uma passagem para ..., por favor: yì zha-ng qù ... de piào.
Onde está ...?: ... zaiv na liv?
Quaánto é ?: che- fèi duo shaov?
Tem lugar para esta noite?: jin- wanv youv méi youv kong- fáng?
Não tem lugar: kè manv / méi youv kong- fáng

Em uma loja

Quanto custa isto?: zhe duo- shaov qián?
O que é isto?: zhe shi shen me?
Fico com esse ( compro): wov maiv.
Eu gostaria de comprar: wov yào maiv
Tem..?: ni youv méi youv
Aceitam cartão de crédito?: ni jie- shòu xìn yòng kav ma?
Aberto: kai
Fechado: guan
Postal: míng xìn piàn
Selos: yóu piào

Quando conheces a alguém

Como se chama?: niv jiào shen me míng zi?
Muito prazer: henv gao- xìng yù jiàn niv.
Como está?: niv haov ma?
Onde vai?: niv qù na liv?
Onde vive?: niv zhù zài na liv?
Que horas são?: jí dianv zhòng le?
Agora vou ensinar te o alfabeto:
São 26 letras do Alfabeto chinês.


Aā
Bbèi
C
D
E饿è
F艾非ài fēi
G阿嘎ā gā
H阿什ā shí
I
J柔塔róu tǎ
K
L艾力ài lì
M艾米ài mǐ
N艾尼ài ní
Oó
Ppèi
Q
R艾和ài hé
S艾丝ài sī
T
U
Vwéi
W大布柳dà bù liǔ
X希斯xī sī
Y伊普苏伦yī pǔ sū lún
Zzéi                                                                                                                                              
Espero que tenham gostado beijokas :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

por vezes é difícil concordar com o que escrevo podes deixar a tua opinião deste que não digas palavrões é na boa gosto quando os miguitos comentam o que escrevo beijokas fofas fiquem bem

The Rebel Princess