..........and believing that tomorrow will be better, even with tears ready to fall ,have to smile so that anyone else feel our pain.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

um pouco da Coreia

Olá hoje vou vos falar um pouco da coreia tenho vos trazidos muitos doramas coreanos,por isso antes de falar mais coisas do Japão vou vos falar da Coreia.
A Coreia é um território localizado na  Asia Oriental,que foi formalmente uma nação, mas dividido em dois países separados pela Linha de Demarcação Militar Linha (a linha de cessar-fogo ao fim das hostilidades da Guerra da Coreia em 1953.A Linha de Demarcação Militar segue pela terra; no mar, as duas Coreias são divididas pela Linha de Limite Norte): a Coreia do Norte,República Popular Democrática da Chosun no norte e a Coreia do Sul,República da Coreia no sul.
No Idioma Coreano,chama-se Hanguk.Han significa grande,um e Guk país (nara em coreano legítimo). No idioma japonês, chama-se Kankoku.Coreia é o nome proveniente de uma dinastia coreana,Koryo(918-1392), Choson (Coreia do Norte 1392-1910) de uma outra dinastia coreana.
Coreia se refere aos estados (Joseon 조선/朝鮮 [N] e Hanguk 한국/韓國 [S]) a nação ou o povo (Hanminjok 한민족), a língua (Hangugeo 한국어/韓國語 [S] Joseonmal 조선말 [N]), e ao rasgo geográfico (Hanbando 한반도), todos relacionados com os estados que hoje em dia se chamam República Popular Democrática da Coreia (conhecido também como Coreia do Norte) e República da Coreia (conhecida também como Coreia do Sul).
A guerra da Coréia se iniciou em 25 Junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos.
Em 03 de julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do norte ataca de surpresa a capital. O governo do sul por sua vez enviam tropas comandadas pelo general Douglas McArthur para que a Coréia do sul retire os invasores do seu território. Em setembro o governo do sul começa a atacar o exército norte-coreano a fim de conquistar a costa oeste ocupada por eles. Os norte-coreanos foram vencidos e três meses após o conflito Seul, capital da Coréia do Sul foi desocupada. Em outubro, as forças internacionais violam o paralelo 38 e atacam a Coréia do norte.
A capital norte-coreana é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas americanas aproximando-se da China. A China por sua vez, temerosa por uma invasão mandou tropas para ajudar a Coréia do norte. O general Douglas McArthur insistiu em uma invasão à China e por isso foi substituído pelo general Ridway em abril de 1951. Em 23 de junho de 1953 iniciou-se o processo de negociações pela paz que durou dois anos. As negociações resultaram num acordo assinado em Panmujon em 27 de julho de 1953. Foi então que o conflito terminou, mas o tratado de paz até hoje não foi assinado e a Coréia continua dividida em norte e sul.
Foram cerca de três milhões e meio de mortos na guerra da Coréia e outros milhares presos amontoados em campos de concentração.Entretanto, o fim da guerra não significou o fim das tensões entre a Coréia do Norte e o bloco capitalista. Ao longo do século XX, os norte-coreanos aproveitaram das discordâncias entre União Soviética e China para estabelecer um projeto de maior autonomia política. Com a queda do bloco socialista a Coréia do Norte enfrentou graves dificuldades econômicas. Entretanto, desenvolveu políticas eficientes nas áreas de educação e saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

por vezes é difícil concordar com o que escrevo podes deixar a tua opinião deste que não digas palavrões é na boa gosto quando os miguitos comentam o que escrevo beijokas fofas fiquem bem

The Rebel Princess